Há momentos nas Organizações em que se sente a falta de ter alguém dedicado à angariação de fundos. Se por um lado, é difícil tomar a decisão de contratar um novo recurso, por outro, não há dúvidas que todas as organizações não-lucrativas que dependem dos fundos angariados devem pensar em ter alguém específico para esta função, mais cedo… ou mais tarde.
O que a sua Organização pode ganhar com uma pessoa nesta função?

Um fundraiser vai permitir:

  • Um planeamento da angariação de fundos a 3 ou 5 anos, definindo objetivos concretos de fundraising;
  • Inovar nas formas e formatos de angariação de fundos, investigando as melhores práticas internacionais, lendo livros e artigos da especialidade, ou conhecendo casos práticos de sucesso;
  • Ter uma pessoa de contacto com potenciais doadores, com disponibilidade para desenvolver uma relação duradoura e com objetivos de fundraising;
  • Trabalhar para reduzir a dependência de poucas fontes de fundos;
  • Apoiar e contribuir para a construção da imagem da Organização, e vai trabalhar bastante a comunicação;
  • Estar completamente focado nos resultados e na gestão integrada de todas as possíveis ações de angariação de fundos;
  • Explorar todas as oportunidades de angariação de fundos que até agora não tiveram tempo de fazer;
  • e muito mais.

Ter um fundraiser está para uma Organização não-lucrativa como ter um vendedor para uma empresa de produtos. Já imaginou estar numa empresa que produz yogurtes e não ter ninguém para os vender? Pois……uma causa/projeto também precisa de alguém ou de uma equipa que procure doadores. Não há empresas sem área comercial e não pode haver ipss, museus, universidades, associações, sem pessoas totalmente dedicadas à angariação de fundos.

Quando olhamos para os sites de Organizações na área social, ou museus, ou universidades fora de Portugal (em Inglaterra, por exemplo), vemos departamentos inteiros dedicados à angariação de fundos e desenvolvimento de relações com doadores. Vemos áreas de comunicação profissionais e, no final, vemos muitas receitas e fundos angariados!!!

Porque será? Não será o tempo de parar com a resistência em fazer algum investimento, que com toda a certeza vai trazer retorno financeiro?

Quer saber mais ou quer ajuda para criar a sua área de fundraising?

Nós ajudamos. Contacte-nos.

AssinaturaMC